quarta-feira, 2 de junho de 2010

Simão revela "vontade e ambição" em chegar longe


Simão Sabrosa deu esta quarta-feira conta ao site da FIFA da sua "vontade e ambição em chegar longe" no Mundial de futebol, mas para lá chegar avisa que é preciso "dar um passo de cada vez"

"É nesse primeiro passo (Costa do Marfim) que temos de nos concentrar e depois no seguinte. Espero que seja uma longa caminhada", disse o internacional português, recusando estabelecer um objectivo ou uma meta para a selecção portuguesa, quando se está perante um desafio como um Mundial, até porque "depende de muitos factores".

Importante para Simão é que a seleccção "dê tudo em campo, trabalhando de forma afincada, com prazer e sentido da responsabilidade", porque, se o fizer, "ficará de consciência tranquila e mais perto de atingir o sucesso".

Simão é a voz da experiência no seio da equipa das "quinas", ele que poderia estar prestes a entrar no lote restrito de jogadores que disputaram três Mundiais, não fosse uma grave lesão que sofreu no último jogo de preparação com a Finlândia, que o privou de participar na edição de 2002, disputada na Coreia do Sul e Japão.

Passado esse mau momento na sua carreira, participou no Euro2004, em Portugal, na qual chegou à final, e no Mundial2006, na Alemanha, onde realizou sete jogos e exibições que ajudaram a equipa a alcançar o quarto lugar.

Aos 30 anos, Simão é o jogador português no ativo com maior número de internacionalizações, facto que lhe confere maior responsabilidade, mas isso não o inibe.

"A responsabilidade não é um fardo, é um prazer. Esta é a lei da vida e da selecção. Quando era mais jovem e aqui cheguei, fui extremamente bem recebido pelos mais experientes e fui crescendo no espírito de selecção, que é, sem dúvida, especial", referiu Simão, assumindo ser um dos que agora pode "transmitir aos mais jovens os valores, a cultura, a noção de responsabilidade e honra que é vestir a camisola de Portugal".

Tudo indica que Simão vai chegar à África do Sul como o quinto jogador português mais utilizado de todos os tempos, depois de ter igualado a marca do guarda-redes Vítor Baía (80 jogos) no particular de terça feira, com os Camarões.

Se jogar contra Moçambique, no último jogo de preparação antes do início do Mundial, chegará aos 81 jogos, igualando João Vieira Pinto.

À sua frente ficarão apenas quatro nomes históricos como os de Figo (127 jogos), Fernando Couto (110), Rui Costa (94) e Pauleta (88).

Simão chega à África do Sul pouco tempo depois de ter conquistado um dos títulos mais importantes da carreira, a Liga Europa, ao serviço do Atlético de Madrid. Uma vivência que, acumulada à que viveu na caminhada até às meias finais do Mundial 2006, podem ser muito úteis a Portugal.

"Essas experiências são importantes, fizeram-nos crescer como jogadores e como equipa, mas não garantem qualquer resultado. Todos os jogos são únicos e têm de ser encarados da mesma forma, com a máxima concentração e empenho", disse Simão, para quem, "além da maturidade dos mais experientes", faz falta "a irreverência e a ambição dos mais jovens", para que a selecção possa "fazer um grande Mundial e dar uma alegria a todos os portugueses".

Rtp


3 comentários:

  1. Esperemos que a selecção chegue longe

    ResponderEliminar
  2. Também estas nos meus favoritos :D

    Vou passar a visitar o blog todos os dias

    ResponderEliminar
  3. adorei o blog, grande homenagem ao simãozinho! bem merece!

    obrigado por passarem no blog, espero tê-las por lá muitas mais vezes !

    um abraço

    Javi Garcia Fans

    ResponderEliminar